Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

História da segurança do trabalho no Brasil

  • Home
  • História da segurança do trabalho no Brasil

História da segurança do trabalho no Brasil

Douglas Pascual 08 Apr 2020 Educativo

Segurança do Trabalho é um conjunto de ações que visam minimizar os acidentes no meio ambiente dos trabalhadores. A sua maior finalidade é assegurar que os trabalhadores realizem suas tarefas diárias em ambientes seguros.

 

Desde 384.322 a.C, Aristóteles estudava as enfermidades dos trabalhadores e pensava numa forma de evitá-las. Outro filósofo que realizava esses estudos era Hipócrates, que era considerado o pai da Medicina.


No Brasil, as primeiras regulamentações de segurança do trabalho deu início por volta de 1930, quando a Revolução Industrial chegou no Brasil. Por ter sido uma revolução tardia em relação com outros países, o país era um dos que mais relatava acidentes de trabalho no mundo inteiro. No ano de 1943, o presidente Getúlio de Vargas criou a Consolidação das Leis dos Trabalho, que até hoje está em vigor e é conhecida por CLT.

 

A criação do FUNDACENTRO, em 1966, identificaria que o necessário para promover a segurança e medicina do trabalho no país. Tinha como principal fundamento propagar o desenvolvimento sustentável por meio do crescimento econômico e proteção ao meio ambiente. 

 

No ano de 1978 foi criada as Normas Regulamentadoras, conhecida também pela sigla NR, elas foram criadas com o intuito de garantir a maior segurança aos trabalhadores. Atualmente, conta com 36 NR's, e é obrigação das empresas seguir cada uma delas.

 

No século XVIII, foi aprovada a primeira lei de segurança pelo parlamento da Inglaterra no ano de 1802, que era nomeada como: a Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes. Ela foi criada devido aos trabalhadores que morriam ou sofriam com doenças por conta das condições de trabalho.

 

Essa lei, definiu que o limite diário era de 12 horas de trabalho por dia, proibiu o trabalho noturno, tornou obrigatória a ventilação do ambiente do trabalho e obrigou os empregados a lavar as paredes das fábricas duas vezes por ano.

 

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, foi constituída a Organização Mundial do Trabalho, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e garantir a segurança dos profissionais. Ela é responsável por todas normas mundias de trabalho. O nosso país está entre os membros fundadores da OIT.

 

Atualmente, a segurança do trabalho no Brasil é realizada principalmente por 2 instituições: NR e OIT. Elas são responsáveis por elaborar grande parte dos cuidados e normas que as empresas devem seguir para garantir a segurança dos trabalhadores.

 

Gostou de saber sobre a História da Segurança no Brasil ? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.