Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

EPI para Agronegócio: confira os EPIs indispensáveis para o trabalho no campo

  • Home
  • EPI para Agronegócio: confira os EPIs indispensáveis para o trabalho no campo

EPI para Agronegócio: confira os EPIs indispensáveis para o trabalho no campo

Arnold Cordeiro 05 May 2023 Educativo

Protegendo o trabalhador de diversos perigos, os EPIs são equipamentos indispensáveis na hora de colocar a mão na massa no trabalho rural. O agronegócio é uma das áreas que há mais ocorrências quando se trata de acidentes de trabalho.

 

Em uma pesquisa publicada em 2021 no Paraná, aponta que de 2012 a 2017, foram expedidas 51.071 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT) relacionadas ao agronegócio no Estado. A taxa de incidência foi de 72,73 acidentes a cada mil trabalhadores. A exploração agrícola abrange inúmeras atividades que vão desde a limpeza e o preparo do solo para o plantio ao controle de pragas e doenças.

 

Qual Norma regulamenta o uso de EPIs na Área Rural ?

O uso dos EPIs é obrigação e direito do trabalhador garantido pela Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho e Emprego. O documento atesta que as empresas tenham programas específicos para implementar ações voltadas à segurança e saúde dos funcionários.

A NR também fundamental para monitora a exposição a esses riscos, e em qualquer uma das etapas:

 

Preparado;
Descarte;
Aplicação;
Transporte;
Armazenamento;
Descontaminação dos equipamentos e vestimentas.


O empregador também tem por obrigação de manter e gerenciar os equipamentos, e proporcionar treinamentos para a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual.

 

Confira abaixo quais são os EPIs indispensáveis no Agronegócio:

 

Avental:

Reforçando a proteção do corpo e cobrindo as áreas do peito, barriga e coxas, os aventais são equipamentos essenciais para que essas regiões não fiquem expostas a respingos de produtos.

 

Botas:

Sendo utilizada tanto para proteção química, quanto contra agentes de que podem representar riscos físicos ao trabalhador, como a picada de animais peçonhentos – as botas devem ser preferencialmente com cano alto, impermeáveis e nunca feitas em couro.

 

Vestimentas:

EPIs como a proteção para tronco, calças, jalecos e camisas de mangas longa oferecem maior segurança ao trabalhador do campo e os ajudam a se protegerem de:

 

Arranhões;
Ferimentos;
Lesões;
Queimaduras;
Picadas de animais;
Respingos de produtos químicos;


Luvas de Segurança:

O EPI garante a segurança e proteção para área do corpo com maior risco de acidentes: as mãos. O equipamento é necessário para proteger o agricultor contra objetos abrasivos, produtos químicos, tóxicos, alergênicos, corrosivos , cáusticos , solventes orgânicos e entre outros.

 

Proteção para Vias Respiratórias:

O equipamento é necessário para atividades que impliquem na produção de poeiras, névoas, fumos, gases, produtos químicos e vapores que possam prejudicar o sistema respiratório do trabalhador.


Touca Árabe:

Utilizado para substituir o chapéu de aba larga, pois o mesmo oferece mais proteção e uma em uma maior área de cobertura – além de ser produzido em material hidro-repelente, o item é um dos principias para quem trabalha no campo.

 

A não utilização de EPIs pode resultar em problemas e acidentes graves para a saúde do trabalhador, já que os mesmos estão sempre em contato com produtos que podem ser nocivos para saúde e sujeitos a riscos de cortes, lesões, picadas, vírus, bactérias e fungos.

 

Para manter uma alta produção agrícola, é necessário a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual. Em caso de descumprimento das normas por parte do empregador, o mesmo será responsável por arcar com a multa e dar suporte ao acidentado.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.