Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Principais causas que resultam no acidente de trabalho

  • Home
  • Principais causas que resultam no acidente de trabalho

Principais causas que resultam no acidente de trabalho

Douglas Pascual 12 Nov 2020 Educativo

Independente do tamanho da empresa o risco de acidente no ambiente de trabalho é indiscutível. O número de acidentes dentro da indústria é grande, muitas das vezes o acidente é causado por falha humana. Devido à isso, listamos os principais motivos que causam um acidente de trabalho.

 

Falta de atenção

 

Certamente a falta de atenção está entre os principais motivos que resultam no acidente de trabalho. Muitas das vezes o colaborador utiliza corretamente os EPI's, porém se distrai com facilidade e isso pode causar diversos acidentes por conta de ações feitas quando estão sem foco.

 

Falta de manutenção nos maquinários

 

É de suma importância realizar inspeções periodicamente das máquinas nas indútrias. A falta de manutenção das máquinas podem resultar em diversos acidentes. Grande parte das máquinas quando necessitam de manutenção elas param de realizar suas tarefas. Porém, há máquinas que se relatar falhas podem causar acidentes de trabalho e esses acidentes podem ser fatais.

 

Não utilização dos EPI's

 

Não utilizar os EPI's necessários para realizar as atividades diárias é um grande problema. Muitos acidentes podem ser evitados se os trabalhadores estiverem utilizando todos os equipamentos de proteção. Outro fator relacionado com os EPI's é a forma de utilizá-lo, muitas das vezes o trabalhador está equipado com todos os equipamentos necessários, entretanto, ele é utilizado de modo incorreto que ao invés de proteger os trabalhadores pode resultar em acidentes.

 

Falta de investimento na Segurança do Trabalho

 

Investir na Segurança do Trabalho é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores. Muitas empresas acabam deixando esse requisito de lado e isso pode resultar em grandes problemas para a empresa. O setor da segurança é responsável por ditar todas as normas preventivas de segurança dentro da entidade. Outra ação que deve ser realizada pelas empresas é investir em treinamentos e palestras para apresentar a importância da segurança do trabalho para seus funcionários.

 

Realizar investimentos na área da segurança é fundamental. Com investimentos nessa área o número de acidentes de trabalho dentro da empresa deve diminuir.

 

Ausência de fiscalização dos colaboradores

 

Realizar a fiscalização dos trabalhadores diariamente é fundamental. Em diversas empresas isso não acontece e os profissionais não utilizam os EPI's. Contudo, se as fiscalizações fossem feitas diariamente os trabalhadores certamente utilizariam os EPI's de forma correta.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.