Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Postos de Gasolinas: NR20 e quais EPI's utilizar

  • Home
  • Postos de Gasolinas: NR20 e quais EPI's utilizar

Postos de Gasolinas: NR20 e quais EPI's utilizar

Douglas Pascual 22 Jul 2020 Educativo

Abastecer os carros ou parar no posto para tomar um cafézinho já é rotina de todos motoristas. Mas, já parou para pensar qual proteção os trabalhadores desses estabelecimentos utiliza? Antes de falarmos sobre os equipamentos que são utilizados nessa área, vamos conhecer um pouco sobre a NR20.

 

NR20

 

Esta Norma Regulamentadora estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Surgiu com intuito de realizar projetos para garantir a segurança no trabalho contra riscos nas atividades citadas acima.

 

Ela define a segurança de aspectos como:

 

  • Combustíveis 
  • Líquidos inflamáveis
  • Gás liquefeito de Petróleo

 

A NR20 realiza um trabalho que ajuda identificar os problemas. Um dos deveres do posto de combustível é possuir documentação de classificação de instalação dos equipamentos e da qualificação de seus funcionários. Essa capacitação deve ser fornecida pelo posto onde inclui aulas teóricas e práticas. A realização desse curso traz ao profissional capacidade para trabalhar em ambientes que contém combustíveis tóxicos e como se prevenir caso ocorra algum acidente inesperado. Além dos produtos serem altamente inflamáveis, eles apresentam características que causam danos à pele e problemas respiratórios.

 


O que fazer além de implantar a NR20?

 

 

Mesmo com tanta regras e normas é habitual chegar nos postos de combustíveis e encontrar profissionais sem utilizar os EPI's necessários. Além da aplicação do curso e implementação da NR20, o uso do EPI é fundamental para garantir a segurança do trabalhador contra riscos químicos.

 

Provavelmente você já deve ter ido em algum posto de combustível. Muitas das vezes encontramos frentistas sem utilizar EPI, vamos listar 3 principais EPI's que devem ser utilizados pelos frentistas:

 

 

  • Luvas de Segurança
  • Calçados de Segurança
  • Óculos de Segurança

 

Além desses, há vários outros equipamentos que devem ser utilizados nesse ramo. Uma boa execução da NR20 e a utilização dos EPI's, torna os postos de gasolinas mais seguros.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.