Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Como conscientizar os trabalhadores do uso do EPI

  • Home
  • Como conscientizar os trabalhadores do uso do EPI

Como conscientizar os trabalhadores do uso do EPI

Douglas Pascual 01 Apr 2020 Educativo

Segundo estatísticas e dados, o Brasil é o 4º país em números de acidente no mundo (dados dos anos 2014 a 2018). Em média há uma morte a cada 3 horas e 40 minutos.

 

Com esse alto nível de acidentes, é necessário que as empresas olhe para o uso dos EPI's com mais atenção. Em qualquer área de atuação, seja na indústria ou até mesmo em uma cozinha, o uso de EPI é fundamental para assegurar a integridade física dos trabalhadores. Eles ajudam reduzir a taxa de acidentes fatais dentro das empresas. Porém muitos colaboradores ainda não pensam dessa forma. 

 

Como conscientizar os colaboradores

 

Os Diálogos de Segurança é uma ferramenta que pode ser feita Diariamente (DDS) ou semanalmente (DSS). Essas conversas duram aproximadamente de 5 a 10 minutos e devem ser realizadas através de leituras ou algum tema relacionado à segurança, saúde, divulgação de mensagens prevencionistas, meio ambiente, etc. É recomendado abordar temas como:

 

  • Como agir diante de um incêndio
  • Por que usar EPI
  • Proteção contra Máquinas
  • Uso consciente da água 
  • Limpeza e organização 

 

Além dessa ferramenta há outras como:

 

Palestras e Treinamentos

 

Investir em palestras é o primeiro passo para conscientizar os trabalhadores. É recomendado trazer especialistas para a realização das palestras e treinamentos.

 

Disponibilizar Equipamentos de Qualidade

 

Muitos colaboradores, deixam de utilizar os equipamentos por alegarem desconforto ou até mesmo o mal estado de conservação. Com isso, é fundamental que a empresa ofereça equipamentos de alta qualidade para seus funcionários.

 

Programas

 

Há alguns programas que se utilizam dos próprios colaboradores para conscientizar uns aos outros sobre o uso do EPI. Um dos exemplos é a CIPA (Comissão interna de Acidentes). Eles se reúnem uma vez por mês, para indicar possíveis medidas que podem ser tomadas para aumentar a segurança no ambiente de trabalho.

 

Se mesmo com essas dicas, os colaboradores negarem a utilizar os EPI's, a forma mais fácil para que isso ocorra, é realizar a fiscalização diária dos trabalhadores. Caso eles não atender as especificações da empresa, o encarregado pode tomar atitudes, entre elas a demissão do trabalhador. 

 

A segurança do trabalhador é fundamental tanto para a empresa e também para o próprio trabalhador. Sendo assim, é obrigação das empresas oferecer os equipamentos em perfeitas condições de uso para o profissional e dever do funcionário utilizar os equipamentos.

 

Gostou de nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Qualquer dúvida entre em contato conosco!

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.