Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

7 dicas para ter em mente ao comprar EPI

  • Home
  • 7 dicas para ter em mente ao comprar EPI

7 dicas para ter em mente ao comprar EPI

Douglas Pascual 26 Aug 2020 Educativo

Segundo NR06, fornecer equipamentos de segurança gratuitamente para os trabalhadores é obrigação de todas as empresas. Além de cumprir o cumprimento da legislação, essa atitude traz mais segurança ao ambiente de trabalho.

 

Mas ao comprar os equipamentos para serem fornecidos aos trabalhadores, você sabe quais requisitos observar para realizar a compra? Neste post, vamos trazer 6 dicas para voce realizar a compra dos equipamentos.

 

1- Avalie quais os EPI's necessários para sua empresa

 

Para comprar os equipamentos e distribuí-los para os funcionários, é necessário saber quais são os ricos que eles estão expostos, para saber quais riscos são esses é sugerido analisar alguns pontos como:

 

  • O risco da atividade
  • Condições de trabalho
  • Função de cada EPI

 

Essas análises resultam em benefícios para a empresa, uma vez que os equipamentos são comprados corretamente, ela não necessita de realizar a compra de outros equipamentos para substituir aqueles que foram comprados incorretamente.

 

2- Qualidade do EPI

 

A qualidade do equipamento é fundamental para ele suprir as necessidades dos trabalhadores, sempre que for realizar uma compra de EPI, faça várias pesquisas para conseguir encontrar produtos que fornecem os melhores resultados.

 

 

4- Compre EPI em grande quantidade

 

É função da empresa distribuir todos os equipamentos necessários para os empregados e realizar a troca sempre que necessário. Assim, é fundamental ter equipamentos de reposição no seu almoxarifado. A troca do produto deve ser feita de forma imediata para o trabalhador continuar com suas tarefas diárias.

 

5- EPI ergonômico

 

O principal objetivo da ergonômia é desenvolver e realizar projetos para tornar o ambiente de trabalho mais confortável e consequentemente aumentar sua produtividade.

 


6- Encontre fornecedores de qualidade

 

Para realizar as compras dos EPI's você precisa encontrar um forncedor confiável e que antenda todas suas necessidades. Ele deve entregar os equipamentos nos prazos estabelecidos no contrato. Uma dica é procurar empresas de e-commerce, elas oferem uma grande variedade de produtos e o processo de compra torna-se mais rápido por conta da tecnologia.

 

7- Custo-benefício 

 

Avaliar o custo-benefício é fundamental para a economia da empresa. É comum as empresas se atentarem somente para o preço do produto para reduzir custos e acaba deixando a qualidade de lado

 

Porém, olhar só para o preço não é recomendado. Muitos equipamentos contém um preço baixo, mas sua qualidade deixa a desejar. Por isso é preciso analisar todas as situações que são envolvidas na escolha do EPI, desde seu preço até a validade do equipamento. Fornecer equipamentos de baixa qualidade para os trabalhadores pode provocar acidentes de trabalho que poderiam ser evitados com a compra de equipamentos de maior qualidade.

 

Exercer todas essas dicas na hora de comprar o EPI é fundamental para realizar uma boa gestão de segurança na empresa.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.