Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Realizando o descarte correto dos EPI’s no seu trabalho

  • Home
  • Realizando o descarte correto dos EPI’s no seu trabalho

Realizando o descarte correto dos EPI’s no seu trabalho

Arnold Cordeiro 13 Oct 2021 Educativo

O descarte de EPIs é tão obrigatório quanto a entrega do EPI adequado para a tarefa. Do mesmo jeito que somos autuados quando não entregamos os EPI para os colaboradores, podemos ser também autuados não realizarmos o descarte correto.
Vamos explicar como fazer um descarte adequado para os EPIs aplicando as normativas para podermos colaborar com a saúde e segurança dos trabalhadores e meio ambiente. 

DESCARTE CORRETO DOS EPIS

Existem vários tipos de EPIs para várias atividades diversas, por isso, precisamos saber qual risco foi agregado aquele EPI, saber quais os contaminantes que o equipamento foi submetido para realizar o procedimento de descarte. EPIs contaminados devem ser descartados separadamente dos não contaminados, e devem ser indicados que possuem risco de contaminação para que possam depois do descarte ser incinerados.
Quando não contaminados, os EPIs podem ser descartados em lixo comum ou em uma coleta seletiva, destinados a reciclagem de acordo com cada tipo de matéria prima na composição do equipamento, como prevê as legislações eles possuem as classificações:

  •    Classe I: são considerados perigosos, pelo fato da contaminação durante o uso;

  •    Classe II: não perigosos, e podem ser descartados em lixo comum ou separados de acordo com o material para a reciclagem.

FAZER UM CONSUMO CONSCIENTE

Foque na durabilidade e qualidade para escolher EPIs ou qualquer outro tipo de equipamento industrial EPIs de baixa qualidade duram pouco, exigem uma troca frequente e acabam gerando mais resíduos.
Vise em equipamentos com maior vida útil e que suportem higienizações, isso ajudara a gerar menor descarte.
Faça um Check list para troca do EPI visando evitar que sejam descartados em boas condições de uso, ou que EPIs velhos ainda sejam usados por trabalhadores o que pode ocasionar em futuros acidentes.
 

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.