Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Os principais riscos que ocorrem nas indústrias

  • Home
  • Os principais riscos que ocorrem nas indústrias

Os principais riscos que ocorrem nas indústrias

Arnold Cordeiro 03 Sep 2021 Educativo

A segurança industrial seria comparável com a segurança do ambiente que se classifica como EPC (Equipamentos de Proteção Coletivo) e tem o objetivo de prevenir os acidentes preparando os colaboradores com EPI’s e ações para promover a segurança do local e da equipe.
As indústrias podem ter suas equipes afetadas por lesões, doenças e fatalidades decorrentes de seu respectivo trabalho, por isso iremos analisar o assunto

Os principais riscos

Físico

Os riscos físicos ocorrem quando o local representa perigos, como sons com muitos decibéis, exposição à extremos de temperatura que podem afetar qualquer pessoa, assuntos dos quais já foram discutidos anteriormente, onde já apresentamos seus respectivos EPI’s para tais tipos de trabalho

Químico

Seria a exposição a produtos perigosos, que possam causar uma doença por inalação ou toque. Mesmo substâncias inócuas em abundância podem afetar a segurança do local
Por esse motivo, é preciso treinar seus colaboradores em segurança industrial, alertar para os perigos de produtos químicos em suas instalações e fornecer os EPI’s adequados para o trabalho e informar a maneira certa de utiliza-los.

Ergonômico

Fazer as mesmas ações com muita frequência, especialmente sem a forma adequada ou apoio, pode levar a lesões por esforço repetitivo. Mesmo longos períodos sentado, com a postura incorreta pode causar dores.
A ergonomia além de fornecer conforto, ela evita:

  •     tendinite;
  •     lesões lombares;
  •     síndrome do túnel do carpo;
  •     contusões no manguito rotador;

    problemas que afetam os músculos, ligamentos e tendões do corpo.
Fornecer aos colaboradores equipamentos de apoio e treinar os movimentos adequados, pode ajudar a reduzir as incidências de distúrbios musculares.

Biológico

Eles vêm de organismos vivos, sejam eles tão pequenos quanto vírus ou tão grandes quanto animais. Doenças de bactérias, fungos, vírus, exposição a plantas ou mordidas e arranhões de animais representam um risco aos colaboradores.
Caso uma infecção aconteça, ela ainda tem chance de se espalhar pela equipe de colaboradores, em alguns casos as enfermidades podem levar a patologias graves.
Nesses casos sempre exija o uso de EPI, como máscaras, macacões, luvas e jalecos ao trabalhar com tais riscos.

Ações preventivas

O ideal é investir em treinamentos, sistemas de gestão e manter uma comunicação clara e objetiva e sempre equipar os trabalhadores com os melhores Equipamentos de proteção, para que não ocorra nenhum dano permanente.
 

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.