Os acidentes de trabalho mais comuns
Evitar os acidentes de trabalho mais comuns é um desafio constante, medidas preventivas adotadas pelos setores devem ser priorizadas e aprimoradas pelos setores, e devem ser consideradas uma prioridade nas organizações.
Ocorrências de acidentes sempre vão acontecer, porém com boas práticas de prevenção é possível diminuir os riscos. Por isso apontar os acidentes mais comuns.
Quais são os acidentes de trabalho mais comuns?
Quedas
Quedas são muito comuns e acontecem em qualquer atividade. O risco só aumenta proporcionalmente à altura em que o trabalho está sendo realizado.
Para evitar que esses acidentes aconteçam temos que atentar ao uso do EPI, mal-estar ou distração do empregado e condições inadequadas para a realização das atividades, como ausência de antiderrapante nas escadas, você pode ver mais informações clicando aqui.
Fraturas
Quebrar ossos no trabalho é mais comum do que parece — e pode ser considerada exposta ou não. Geralmente, essa condição ocorre quando o colaborador sofre uma queda ou lesão, sendo necessário o seu afastamento.
Acidentes elétricos
Diversos setores podem causar acidentes com choques elétricos. Contudo, as atividades com mais riscos são aquelas em que o funcionário tem contato direto com a etricidade, como construção civil e manutenção predial.
Para o bom funcionamento das instalações elétricas, é necessária a realização de constante checagem do sistema. Nesse momento, o trabalhador entra em contato com as correntes elétricas que podem ser fatais.
Exposição a ruídos
Algumas atividades o colaborador fica exposto a barulhos constantes. No entanto, um ruído durante oito horas por dia pode ocasionar a perda auditiva do funcionário.
Nesse caso, é essencial que a empresa realize os Programas de Conservação Auditiva (PCA), você pode conferir a respeito clicando aqui
Acidentes com ferramentas
Algumas ferramentas podem ser excessivamente perigosas, como tornos, serras, compressores de ar, empilhadeira e prensas hidráulicas. Fazer o uso desse equipamento de forma inadequada e sem segurança pode ocasionar lesões graves ou irreversíveis
O que pode ser feito para evitar que esses acidentes aconteçam?
Gestores tem que investir em boas práticas de segurança e orientar seus funcionários para algumas medidas:
- manter o local de trabalho limpo e organizado;
- desobstruir vias de circulação e acessos;
- dispor de uma iluminação adequada nos ambientes de trabalho;
- seguir a NR 10 para a segurança em instalações e serviços em eletricidade;
- dedicar aos treinamentos disponibilizados pela empresa;
- testar os equipamentos e ferramentas antes de utilizá-los para observar o funcionamento deles;
- fazer o uso de uniformes e EPIs.
Para maiores informações
Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.
Telefone
1639455572
vendas@nexusepi.com.br