Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Os acidentes de trabalho mais comuns

  • Home
  • Os acidentes de trabalho mais comuns

Os acidentes de trabalho mais comuns

Arnold Cordeiro 28 Nov 2021 Educativo

Evitar os acidentes de trabalho mais comuns é um desafio constante, medidas preventivas adotadas pelos setores devem ser priorizadas e aprimoradas pelos setores, e devem ser consideradas uma prioridade nas organizações. 

Ocorrências de acidentes sempre vão acontecer, porém com boas práticas de prevenção é possível diminuir os riscos. Por isso apontar os acidentes mais comuns. 

Quais são os acidentes de trabalho mais comuns? 

Quedas 

Quedas são muito comuns e acontecem em qualquer atividade. O risco só aumenta proporcionalmente à altura em que o trabalho está sendo realizado. 

Para evitar que esses acidentes aconteçam temos que atentar ao uso do EPI, mal-estar ou distração do empregado e condições inadequadas para a realização das atividades, como ausência de antiderrapante nas escadas, você pode ver mais informações clicando aqui.

Fraturas 

Quebrar ossos no trabalho é mais comum do que parece — e pode ser considerada exposta ou não. Geralmente, essa condição ocorre quando o colaborador sofre uma queda ou lesão, sendo necessário o seu afastamento. 

Acidentes elétricos 

Diversos setores podem causar acidentes com choques elétricos. Contudo, as atividades com mais riscos são aquelas em que o funcionário tem contato direto com a etricidade, como construção civil e manutenção predial. 

Para o bom funcionamento das instalações elétricas, é necessária a realização de constante checagem do sistema. Nesse momento, o trabalhador entra em contato com as correntes elétricas que podem ser fatais.

Exposição a ruídos 

Algumas atividades o colaborador fica exposto a barulhos constantes. No entanto, um ruído durante oito horas por dia pode ocasionar a perda auditiva do funcionário. 

Nesse caso, é essencial que a empresa realize os Programas de Conservação Auditiva (PCA), você pode conferir a respeito clicando aqui 

Acidentes com ferramentas 

Algumas ferramentas podem ser excessivamente perigosas, como tornos, serras, compressores de ar, empilhadeira e prensas hidráulicas. Fazer o uso desse equipamento de forma inadequada e sem segurança pode ocasionar lesões graves ou irreversíveis 

O que pode ser feito para evitar que esses acidentes aconteçam? 

Gestores tem que investir em boas práticas de segurança e orientar seus funcionários para algumas medidas: 

  • manter o local de trabalho limpo e organizado; 
  • desobstruir vias de circulação e acessos; 
  • dispor de uma iluminação adequada nos ambientes de trabalho; 
  • seguir a NR 10 para a segurança em instalações e serviços em eletricidade; 
  • dedicar aos treinamentos disponibilizados pela empresa; 
  • testar os equipamentos e ferramentas antes de utilizá-los para observar o funcionamento deles; 
  • fazer o uso de uniformes e EPIs. 

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.