Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

O que é o SESMT?

  • Home
  • O que é o SESMT?

O que é o SESMT?

Douglas Pascual 17 Feb 2021 Educativo

Se sua empresa possui CIPA, provavelmente possui SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), caso não possua, ele pode ser implementado. Sua implementação é obrigatória nas empresas que empregam funcionários pelo regime CLT. 

Implementar do SESMT é necessário?  

Para garantir a integridade física de todos os profissionais dentro da empresa e forma ainda mais eficaz. Ele preocupa em ter uma equipe voltada pra prevenção de doenças ocupacionais. Esse serviço vai variar do nível do risco proporcionado em cada área e o número de funcionários. Sua composição geralmente é constituída de técnicos de segurança, engenheiros de segurança, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos do trabalho 

A NR4 cita que os profissionais especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho sejam contratados pela empresa regularmente, com exceção de alguns casos, em que podem ser terceirizados de empresas especializadas e etc. 

O SESMT é encarregado de eliminar ou minimizar os riscos ambientais existentes no local, fiscalizando com vistorias nos setores e a aplicando o PPRA, citado pela NR9 e aplicando o PCMSO, citado na NR7.  Além disso, ele pode e deve promover treinamentos de orientação para os trabalhadores com condutas diárias de segurança, para contribuir com a implementação da cultura de segurança na empresa.  

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.