Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

O que é a APR e como é elaborado?

  • Home
  • O que é a APR e como é elaborado?

O que é a APR e como é elaborado?

Douglas Pascual 10 Feb 2021 Educativo

A APR ou Análise Preliminar de Risco, é o método que é descrito os riscos que podem oferecer aos colaboradores. Trataremos a respeito a seguir no tópico. 

Como ele é elaborado? 

Ele é feito antes de que se implemente no local de trabalho um novo setor, mas também pode ser feito para setores já existentes. Suas etapas para elaboração são: 

vistoria técnica: identificar os riscos ambientais, dos menores aos maiores. 

  • descrição dos riscos: o que foi anteriormente observado tem que ser descrito detalhadamente de maneira técnica, com os riscos sendo organizados por ordem de gravidade de risco; 
  • ações de controle: os responsáveis devem elaborar as medidas para prevenção no intuito de amenizar ou eliminar os riscos identificados e descritos; 
  • escolha de responsáveis: as medidas devem ser declaradas aos profissionais responsáveis pelo acompanhamento; 
  • observação de falhas humanas: a APR também observar se há falhas humanas durante os processos que comprometam a segurança das pessoas no local, proporcionando o planejamento para controlar as falhas. 

Lembrando que não se trata de uma iniciativa estabelecida pelas NR’s, mas sim de um procedimento para uma melhor gestão de segurança, existem certo padrão para a elaboração da análise. Em geral, ela traz informações como: 

dados demográficos e climatológicos, descrição e layout das instalações, detalhamento dos sistemas de segurança, características de inflamabilidade e de toxidade, orientação sobre como conter os riscos. 

 

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.