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NR24: principais funções e aplicações

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NR24: principais funções e aplicações

Douglas Pascual 09 Dec 2020 Educativo

Para abordar as questões de higiene e bem-estar cotidianos dos trabalhadores, garantir conforto necessário para o ambiente e oferecer espaços de conforto apropriados, foi criada a NR 24, necessária para redução de estresse, que pode ocasionar em sérios riscos no trabalho.

 

O que ela aborda?

 

Os parâmetros do ambiente de trabalho como para instalações sanitárias:

  • Instalações sanitárias com divisão de sexo com componentes essenciais (vaso, mictório, pias e chuveiros, se for necessário)
  • Ventilação do ambiente
  • Descarte de lixo
  • Pisos laváveis e impermeáveis
  • Sistema de água e esgoto

Segundo a norma é necessário um banheiro a cada 20 trabalhadores, separados por sexo, em casos de estabelecimentos com até 10 trabalhadores é possível ter um banheiro unissex com condições adequadas de privacidade. Caso o trabalho necessite de manuseio com agentes nocivos é necessário 1 para cada 10 trabalhadores.

 

Parâmetros para refeitórios como:

 

  • Local para fazer a refeição fora do setor de trabalho
  • Pisos laváveis
  • Higiene, iluminação e arejamento
  • Lavatórios e pias instalados próximos ao local 
  • Fornecimento de água potável
  • Oferecer uma condição para aquecer a comida
  • Mesas e assentos

 

Caso a empresa conte com cozinhas nos estabelecimentos deve ser garantir de ficarem anexas aos refeitórios com revestimentos laváveis e impermeáveis para facilitar a higienização  

 

Parâmetros para alojamentos, caso a empresa optar em ter um, como: :

  • Dormitórios;
  • Banheiros;
  • Lavanderia.
  • Áreas de convivência;
  • Refeitório;
  • Coleta de lixo diária;
  • Ventilação natural ou ventilação artificial, vdependendo do clima;

 

 

Os espaços são de responsabilidade do funcionário e devem atender aos a certos parâmetros relacionados a mobília, condições de ventilação, conforto acústico e outros como:

  • Camas com colchões que apresentem a certificação pelo INMETRO;
  • Roupas de cama
  • Armários que possam ser trancados;

Parâmetros de vestuários como:

  • Caso for exigido o uso de uniforme ou a troca de roupas, a empresa tem a obrigação de oferecer vestiários para ambos os sexos, com armários individuais que possam ser trancados.
  • O local deve conter condições de higiene e limpeza.
  • Precisam ser dimensionados de acordo com a quantidade de funcionários e equipados com bancos impermeáveis e laváveis.

Aspectos da vestimenta de trabalho e cuidados com ela como:

  • A vestimenta de trabalho deve ser fornecida de forma gratuita;
  • Proporcionar a vestimenta do tamanho correto;
  • EPI à disposição, tendo em vista que ele não substitui a vestimenta;
  • Caso ela estrague, é necessário que a empresa forneça outra;
  • A quantidade disponibilizada precisa levar em conta a necessidade de lavagem, entre outros.

 

Ressaltando que essa norma tem uma grande importância para diminuir os acidentes de trabalho, é sempre bom fazer um planejamento para aplicar todas as medidas necessárias

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