Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

NR22: principais funções

  • Home
  • NR22: principais funções

NR22: principais funções

Douglas Pascual 29 Oct 2020 Educativo

Observar os riscos que o ambiente de trabalho oferece aos trabalhadores é fundamental. A NR20 estabelece medidas que devem ser tomadas para evitar acidentes na mineração, essa atividade oferece diversos riscos à saúde dos trabalhadores durante toda atividade.

 

Atuação da NR22

 

Ela atua em áreas como:

 

  • Pesquisa mineral
  • Atividades e mineradoas a céu aberto
  • Beneficiamentos minerais

 

Existem outras áreas que a NR22 pode ser aplicada. É fundamental que a empresa e os funcionários cumpram à risca suas indicações. A seguir vamos destacar algumas recomendações que a empresa e os funcionário devem seguir:

 

Empresa

 

É obrigação da empresa e do Permimissionario de Lavra Garimpeira e o responsável pela área da mineração cumprir o que foi estabelecido na NR22. No item 22.2 da NR22, estabelece que é necessário a presença de uma supervisão técnica de um profissional capacitado para realizar as atividades citadas acima. Além disso, eles são responsáveis por interromper toda e qualquer tipo de atividade que exponha os trabalhadores à riscos iminentes para sua saúde e segurança.

 

Cabe a empresa fornecer aos trabalhadores a qualificação necessária e treinamentos para que os trabalhadores cumpram sua função de forma correta. Ademais, ela é responsável por distribuir os EPI's e EPC's para todos os funcionários de maneira gratuita.

 

Funcionários

 

Todos que operam na mineração têm como responsabilidade zelar por sua segurança e saúde. É obrigação dos funcionários utilizar todos os EPI's para assegurar sua segurança. Além disso, ajudar o companheiro de profissão em ocasiões necessárias é fundamental para manter o ambiente de trabalho seguro. Cabe ao funcionário também comunicar imediatamente ao seu superior hierárquico as situações que considerar representar risco para sua segurança e saúde ou de terceiros.

 

A NR22 estabelece algumas atividades que necessariamente deve ser realizadas em grupo, são elas:

 

Perfuração manual
Atividade com fundo superior a 10 metros
Abatimento manual de choco e blocos instáveis
Manuseio e detonação de explosivos

 

Além de implementar a NR22, a segurança dos mineradores engloba outros fatores, entre eles a utilização de EPI's.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.