Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Equipamentos que devem ser utilizados por mineradores

  • Home
  • Equipamentos que devem ser utilizados por mineradores

Equipamentos que devem ser utilizados por mineradores

Douglas Pascual 09 Sep 2020 Educativo

A extração de minérios é uma das atividades mais perigosas encontradas nas indústrias atualmente. Por essa causa, o seu local de trabalho é confinado e é necessário a utilização de diversos EPI's para assegurar que os operários trabalhem em segurança. Mas, afinal, quais são esses EPI's? Vamos trazer uma lista dos principais EPI's que devem ser utilizados na extração de minérios.

 

Máscaras de respiração

 

A presença de poluentes e agentes químicos, é certamente um dos motivos para a utilização das Máscaras de Proteção. Ela pode conter um filtro que diminui a intensidade deses poluentes e equipamentos químicos. O filtro deve ser confeccionado de carvão ativo.

 

Selecione bem seu equipamento e higienize sempre que necessário, isso tem como resultado o maior desempenho do equipamento e aumento de sua durabilidade.

 

Luvas de proteção

 

A segurança das mãos do trabalhador é fundamental para realizar as tarefas diárias. As luvas precisam necessariamente ser resistentes à cortes. Outros equipamentos que pode compor essa segurança é o Mangote e Roupas de proteção, que além de proteger as mãos, é importante para proteger os braços e corpo dos trabalhadores.

 

É importante que o funcionário faça uma inspeção prévia antes da utilização do equipamento. Se ele estiver com alguma parte danificada, o ideal é fazer a troca do equipamento.

 

Capacete de Segurança

 

É encontrado na maioria dos ambientes de trabalhos, é um EPI que exerce uma função fundamental para a segurança dos trabalhadores. No meio da mineração não é diferente, sua utilização é obrigatória, por estar trabalhando em um espaço confinado, que gera grandes riscos à saúde do trabalhador.

 

Ele tem como função proteger a cabeça dos profissionais contra queda de objetos e rochas. Além disso, há lugares que o capacete contém lâmpadas, para auxiliar os operários em lugares escuros.

 

Óculos de Segurança

 

A visão do trabalhador é fundamental para a realização dos trabalhos diários de qualquer trabalhador. Na mineração, os riscos de os olhos entrar em contato com poeiras e pedras devido a mineração, é gigantesco.

 

Protetores de audição 

 

A mineração é um dos ambientes de trabalho que causam danos aos ouvidos dos trabalhadores. Por conta do excesso de ruídos, a utilização do equipamento é fundamental.

 

Além da danificação física, os ruídos pode comprometer toda operação. Eles fazem que os profissionais produzam em uma escala menor, isso pode acarretar em atrasos para a empresa.

 

Atualmente, existe uma grande variedade de protetores. O indicado é medir a intensidade dos ruídos que o ambiente emite. Sendo assim, é possível identificar o protetor adequado para cada local de trabalho.

 

Todos os EPI's que foram citados acima, fazem parte da segurança dos operários em minérios. A higienização e inspeção dos mesmos é indispensável. Sempre que necessário, realize a troca dos equipamentos. Nunca utilize eles com danificação alguma, isso pode gerar sérios problemas para sua saúde.

 

Portanto, por conta do grande risco na mineração, a utilização dos EPI's é fundamental para o trabalhador realizar suas tarefas em segurança.

 

Gostou do conteúdo? Qualquer dúvida estamos à disposição. Entre em contato conosco através do telefone: (16) 3945-5572.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.