Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

EPI's em trablhos com eletroeletrônicos

  • Home
  • EPI's em trablhos com eletroeletrônicos

EPI's em trablhos com eletroeletrônicos

Arnold Cordeiro 03 Jan 2022 Segurança


EPIs para essa área são indispensáveis não só para manter a segurança dos trabalhadores, no caso desse setor em específico, os EPIs escolhidos tem que visar também a proteção ao produto.  

São equipamentos projetados para atividades desenvolvidas na manutenção preventiva e corretiva, instalação ou montagem de equipamentos elétricos, eletrônicos ou de automação para evitar múltiplos perigos relacionados ao trabalho. 

Principais riscos relacionados 

Os principais riscos são relacionados a cortes, eletricidade, químicos e estática.  Assim, os funcionários podem sofrer ferimentos graves como queimaduras e, em casos mais graves, morrer. Outros riscos que tem que ser levados em conta são relacionados ao equipamento ou ao produto fabricado, que podem acarretar um prejuizo desnecessário. Algumas causas seriam:

  • cortes em peças e chapas cortantes; 
  • improviso de ferramentas ou ferramentas defeituosas; 
  • quedas e choques provocados por descargas elétricas; 
  • pouca iluminação durante reparos nos sistemas automatizados; 
  • riscos ergonômicos, como a postura inadequada, esforços repetitivos e tensão na musculatura cervical; 
  • acidentes durante a implantação de sistemas de produção automatizados ou ajustes em circuitos e componentes. 

Os EPI's necessários para esse segmento

  1.  Luvas de proteção ao produto: Quem trabalha no segmento eletroeletrônico deve utilizar dois tipos de luvas em conjunto para se proteger. É necessário pensar na proteção e contaminação dos produtos manuseados, podendo utilizar luvas com proteção estática ou isenção de silicone, evitando queimar uma placa eletrônica ou manchar uma peça. 

  2. Capacete de segurança: Utilizado para proteger a cabeça do trabalhador. Ressaltando sempre a importância de verificar suas condições de uso. 

  3. Botina: Para esse EPI é necessário verificar se não há materiais metálicos para evitar acidentes com descargas elétricas. Por isso, deve ser um equipamento dielétrico, capaz de isolar a eletricidade ou estaticidade.  

  

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.