Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

EPI para soldador: quais são e por que são tão importantes

  • Home
  • EPI para soldador: quais são e por que são tão importantes

EPI para soldador: quais são e por que são tão importantes

Arnold Cordeiro 07 Nov 2019 Educativo

O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) pelo soldador é algo imprescindível e merece uma atenção especial. No post de hoje vamos falar sobre os equipamentos mais comuns e por que eles são tão importantes.

 

A profissão de soldador é uma das mais requisitadas da indústria. Essa atividade se expandiu e evoluiu muito, assim como seus materiais e técnicas. Apesar das novas tecnologias, o soldador é um profissional que está em constante exposição ao risco no seu trabalho, seja com o calor, projeção de materiais, poeira, inalação de fumaça, ruídos, entre outros.

 

Diante desse quadro, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelo soldador é algo imprescindível e merece uma atenção especial. No post de hoje vamos falar sobre os equipamentos mais comuns e por que eles são tão importantes:

 

Proteção durante o processo de soldagem


EPI para soldador é algo fundamental e muito importante, pois, durante o processo de soldagem, o profissional está sujeito a diversos acidentes, que variam desde queimaduras leves até cegueira. Dessa forma, é vital buscar sempre se proteger de possíveis lesões, como exemplo, nos olhos, na pele e inalação de gases. Para isso, cada EPI que é especificado para o trabalho de um soldador, não pode deixar de ser utilizado, para sua própria proteção.

 

Cada EPI foi projetado buscando eliminar ou reduzir ao máximo toda e qualquer forma de ferimento que possa acontecer com o profissional. Então, não se exponha a riscos quando não estiver utilizando equipamentos de proteção.

 

Se você é um trabalhador autônomo, a compra e manutenção desses equipamentos são de sua total responsabilidade. Mas se você for funcionário de uma empresa, a lei determina que o fornecimento dos equipamentos seja feito pelo empregador.

 

Algumas regras para o uso de EPIs indicam que o soldador deve usá-los da seguinte maneira:

Apenas para a finalidade a qual ele se destina;
Responsabilizar-se por sua guarda e também conservação;
Anunciar ao empregador toda e qualquer alteração que torne seu uso impróprio.
Vamos listar aqui os principais EPCs (Coletivo) e EPIs (Individual), lembrando que a finalidade dos dois é a mesma: garantir a total segurança e também integridade física dos funcionários.

 

Principais EPCs e EPIs


Os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) obrigatórios para todo trabalho de soldagem são:

  • Extintores de incêndio
  • Cortinas inactínicas
  • Sistemas de extração de gases


Já os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para soldador são:


Vale lembrar também que todos os equipamentos de proteção devem sempre estar  limpos e em bom estado de conservação, para evitar quaisquer infecções ou outras doenças causadas por insalubridade.

 

Regulamentação dos EPIs


Todo equipamento de proteção antes de ser utilizado, precisa receber um selo muito importante, chamado Certificado de Aprovação (CA). Esse documento é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e garante a qualidade e também a funcionalidade dos EPIs.

 

Segundo regulamentação do MTE, seguindo a NR6 (Norma Regulamentadora), fica bem específico que: “todo e qualquer EPI, seja ele de fabricação nacional ou importado, só pode ser disponibilizado para venda ou até mesmo usado dentro das empresas se tiver a indicação do Certificado de Aprovação”.

 

Essas exigências visam submeter os equipamentos a diversos testes, antes que eles cheguem aos postos de vendas, garantindo assim sua eficácia, durabilidade, proteção e conforto durante o uso.

 

Trabalho em equipe


É muito importante que você, soldador, não trabalhe em locais isolados e/ou confinados sem um ajudante ou vigia. Há diversos casos em que o calor e a inalação de gases fazem o soldador se sentir mal durante suas tarefas. Por isso, é importante que tenha sempre alguém junto de você, para lhe dar suporte caso algo venha a acontecer — assim como tratado na NR 33.

 

Vale lembrar, também, que as normas de segurança no trabalho especificam que ajudantes de soldadores precisam portar todos os mesmos EPIs que o próprio soldador, afinal, por estar no mesmo local e realizando a mesma atividade, eles estarão expostos aos mesmos riscos.

 

Viu a importância do EPI para soldador? Seja você um soldador, ajudante ou empregador, é fundamental estar sempre ciente dos perigos dessa atividade e tomar todos os cuidados para que nada aconteça.

 

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.