Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

EPI para mulheres: são os mesmos dos homens?

  • Home
  • EPI para mulheres: são os mesmos dos homens?

EPI para mulheres: são os mesmos dos homens?

Douglas Pascual 26 Feb 2020 Educativo

Um dia após o outro cresce o número de mulheres que trabalham expostas aos riscos de segurança. Sendo assim, é necessário as empresas se adaptarem nessa nova realidade. De acordo com dados, o número de mulheres na construção civil cresceu cerca de 65% entre os anos de 2002 e 2012, surgindo a necessidade das empresas se atentarem para os EPI's para as mulheres.

 

As mulheres trabalham no mesmo ambiente que os homens, sofrem os mesmos riscos que eles sofrem, com isso foi possível perceber que os EPI's dos homens não asseguram total segurança às mulheres. A partir disso, elaboramos um conteúdo relacionado à isso para vocês.

 

EPI para mulheres 

 

Como foi relatado acima, cresce anualmente o número de mulheres que ocupam cargos que eram preenchidos por homens. Além de fazer os trabalhos diários de casa, elas trabalham em áreas de riscos como por exemplo: construção civil, bombeiros, policial e etc. 

 

Antigamente os EPI's que eram fornecidos para os homens era o mesmo para as mulheres, mas ao passar do tempo isso tornou-se perigoso devido as diferenças de tamanho. Sabendo que muitas dessas profissões necessita do uso do EPI, é necessário que o equipamento seja adequado para não comprometer a integridade física da trabalhadora. Vamos listar abaixo alguns dos EPI's que devem ser utilizados em dimensões diferentes dos homens.

 

Um dos principais EPI's é o calçado de segurança. Por apresentar proteção para os pés contra por exemplo a queda de peças pesadas ou contato com riscos químicos, nesse equipamento não há distinção entre o uso masculino e o feminino. A única variação é no tamanho. Listamos os calçados mais comum para utilização:

 

  • Botas de PVC: é encontrada em diversas cores e tamanhos de canos diferentes
  • Sapatos de segurança: apresenta proteção contra danos térmicos, produtos químicos e umidade
  • Botinas de segurança: confeccionadas em PVC, couro e aço microfibra
  • Botas de borracha: facilita o uso quando apresenta o forro de naylon, pode ser encontradas em diversas cores e tamanhos de canos

 

Assim como o calçado de segurança necessita de uma variação de tamanho, há outros EPI's que necesitam dessa variação para as mulheres utilizar:

 

  • Tampões de ouvido: geralmente as mulheres tem os canais de ouvidos menores que dos homens. Devido à isso, é recomendado utilizar tampões de espuma descartáveis.
  • Luvas: Deve garantir total proteção as mãos. Seu tamanho varia de acordo com cada profissional, o uso de luvas maiores pode acarretar em acidentes.
  • Capacetes: a utilização de cintos de queixo ajuda manter a melhor segurança. Lembrando que as dimensões dos capacetes variam de trabalhadora para trabalhadora.
  • Roupas de proteção: modificar um equipamento feito para um homem e oferecer para a mulher utilizar não é recomendado, o excesso de panos pode atrapalhar a locomoção e a realização das atividades da profissional. Assim, o recomendado é confeccionar uma roupa de proteção com os tamanhos adequados para a mulher.
  • Óculos de segurança: tamanhos únicos de Óculos de Segurança não é viável, é notável a diferença entre o rosto de uma mulher e um homem. Assim, esse equipamento deve ser fornecido do tamanho correto, com a finalidade de oferecer maior segurança para a profissional.

 

Uso incorreto do EPI

 

Dentre os erros mais comuns estão:

 

  • Sapatões largos
  • Luvas com dimensões erradas
  • Capacetes grandes
  • Macacões espaçosos

 

Todos esses erros apresentam um risco à saúde das trabalhadoras. Os equipamentos devem ser utilizados na proporção correta para realizar a proteção necessária corretamente. Alterações no equipamentos podem até ser feitas, mas essa ação coloca a saúde da mulher em risco.

 

Por fim, as mulheres sempre devem estar equipadas com os EPI's com as devidas proporções para obter uma maior segurança. Elas podem seguir a mesma linha de equipamentos masculinos, porém, com todas as específicações necessárias.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais. Qualquer dúvida estamos à disposição!

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.