Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

EPI para motoboys: quais os principais

  • Home
  • EPI para motoboys: quais os principais

EPI para motoboys: quais os principais

Douglas Pascual 05 Nov 2020 Educativo

Como é de conhecimento de todos nós, a utilização de EPI's é fundamental em qualquer área de atuação. Hoje, vamos trazer um conteúdo relacionado aos principais equipamentos que os motoboys devem utilizar. Além de proteger individualmente o motoqueiro, eles também protegem os profissionais contra condições ambientais como frio ou exposição à raios solares.

 

Por que é necessário o motoboy estar seguro?

 

Profissionais que utilizam motocicletas para trabalhar devem estar sempre com a atenção voltada para a segurança. Eles são responsáveis pelo transporte de pessoas e produdos. Quaisquer comportamentos dos motoboys são regidos pela Lei 12.009/2009, ela rege algumas exigências para os motoboys, tais como:

 

  • ter completado 21 (vinte e um) anos;
  • possuir habilitação, por pelo menos 2 (dois) anos na categoria
  • ser aprovado em curso especializado, nos tempos da regulamentação do Contran

 

Essas são só algumas das exigências da Lei. Mas como o assunto de hoje não está relacionado à isso, vamos tratar agora sobre os EPI's que devem ser utilizados pelos motoboys.

 

Principais EPI's para os motoboys

 

1. Capacete

 

Certamente ele é um dos principais equipamentos para os motoboys. Existem diversos modelos, mas em todos, sua principal função é proteger a cabeça do profissional contra impactos, cortes e etc. 

 

2. Jaqueta

 

Ela é fundamental para os motociclistas. Faz parte do uniforme de todos motoboys, mas elas não são utilizadas por qualquer motivo, elas fazem parte da segurança do profissional por apresentar características que protegem eles contra o frio e também contra raios solares, que podem causar doenças para o profissional.

 

3. Colete reflexivo

 

Ele é uma das exigências da Lei 12.009/2009, está no Art. 2º. Ele contém características que permitem a melhor vizualização do motociclista. Esse equipamento ajuda diminuir os acidentes no trânsito, que muitas das vezes acontece pela falta de vizualização.

 

4. Luvas

 

Assim como os outros equipamentos citados acima, as luvas são essenciais para garantir a segurança dos motoqueiros. Elas protegem as mãos de baixas temperaturas e riscos de cortes nas mãos em caso de quedas.

 

5. Antena "corta pipa"

 

Esse equipamento é obrigatório. Deve ser colocado no guidom da moto. Já foi visto diversos episódios de motoqueiros acidentados por conta de linhas de pipa com cerol, em vários casos levou o motociclista a óbito. Por conta disso, utizar esse equipamento é fundamental.

 

Utililzar esses equipamentos é fundamental para os motociclistas. Preze sempre pela qualidade dos equipamentos, nunca utilize equipamentos em más condições.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.