Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

EPI's conjugados, o que são e por que usar?

  • Home
  • EPI's conjugados, o que são e por que usar?

EPI's conjugados, o que são e por que usar?

Douglas Pascual 30 Dec 2020 Educativo

O que é um EPI conjugado? 

Enquanto um EPI tradicional é um item que deve ser usado sozinho, EPI’s conjugados devem ser utilizados com outros para oferecer proteção. Como exemplo temos capacetes com protetores auriculares de concha (um capacete com protetores auditivos), um capacete que não protege esses canais auriculares é apenas um EPI comum. Cada EPI conjugado tem sua própria regra de uso para poder oferecer o máximo de segurança possível para o usuário, além de que devem ser guardados e limpados frequentemente segundo as instruções do fabricante e manter seu uso como individual, mesmo sendo compostos por mais de uma peça. 

Qualquer dano relacionado ao equipamento deve ser reportado para que a peça possa ser substituída o mais breve possível, para que não sofra danos irreversíveis. 

 

Quais são os principais EPI’s conjugados no mercado? 

  • Macacões para saneamento (macacões com botas e luvas acopladas) 
  • Capacetes com protetores auriculares de concha (já citado antes) 
  • Cinto de segurança para trabalho em altura (cinturão de segurança com pontos de ancoragem, talabarte em Y, trava dupla de absorção de energia) 

 

Por que usar? 

Além de importante para manter a integridade do profissional, os equipamentos são uma barreira de proteção extra que são combinadas com outras ações para assegurar a ergonomia e segurança do ambiente de trabalho, sem contar que os EPI’s conjugados não apresentam nenhum risco maior que o do EPI tradicional, fazendo com que o único fator que afete a viabilidade seja a demanda do cliente. 

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.