Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Entenda o que é a concausa e como ela pode afetar seu trabalho.

  • Home
  • Entenda o que é a concausa e como ela pode afetar seu trabalho.

Entenda o que é a concausa e como ela pode afetar seu trabalho.

Arnold Cordeiro 18 Aug 2021 Educativo

Devido a processos repetitivos nos trabalhos, doenças ocupacionais podem ser comuns. Com isso, é indispensável que você esteja ciente dessa possibilidade, tomando as devidas medidas para evitar o surgimento de problemas.


O que é concausa?


A concausa significa que o trabalho não é o responsável pela doença, mas, sim, um fator desencadeante ou agravante, que contribui para o aparecimento dela. Por não ser a principal causa, as doenças que se encaixam no quadro de concausa devem trabalhar juntas a diversos outros fatores externos para culminar no adoecimento de qualquer funcionário. Uma outra forma de explicar é dizendo que uma concausa e um fator o um conjunto de fatores que fez o trabalho se desviar de seu percurso original.


O que é necessário para evitar?


Será necessário que a empresa se atente aos funcionários e a áreas de serviço que podem colaborar. Com isso, é possível realizar planejamentos de como os trabalhos de cada funcionário, individualmente, e em que setores eles devem atuar.
Para exemplificar, um procedimento que poderia culminar numa doença ergométrica que o funcionário já viria a ter num futuro pode ser evitado, corrigido ou passado a outro funcionário apto.

 

Quais são os pontos de atenção mais importantes?


Para determinar concausa, fatores devem ser observados tanto pela empresa e pelo funcionário, já que o geral é composto por efeitos internos e externos.
No que diz respeito à empresa, caracteriza-se o nexo concausal com a companhia sendo responsável totalmente ou parcialmente pelos danos. Para tanto, devem ser avaliadas diversas questões, como se a função no trabalho tem ligação com a doença e se o problema pode ocorrer com qualquer pessoa. Nesse caso, deve considerar o histórico clínico do funcionário a fim de entender se ele já apresenta predisposição para a doença. Se as afirmações confirmarem que o caso é de concausa, o trabalhador terá direitos de indenização.
 

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.