Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

É possível reutilizar o EPI?

  • Home
  • É possível reutilizar o EPI?

É possível reutilizar o EPI?

Douglas Pascual 11 Mar 2020 Educativo

O uso do EPI é obrigatório segundo a NR06 e sua utilização em áreas de riscos é fundamental para que os trabalhadores executem suas tarefas diárias com segurança.

 

Devido a isso o controle do EPI é uma ferramenta que ajuda organizar a distribuição dos equipamentos para os trabalhadores. Uma dúvida é muito constante nessa área: Posso reutilizar o produto ? Por conta dessa dúvida frequente, hoje vamos trazer um conteúdo sobre isso.

 

Quando é possível reutilizar o equipamento ?

 

A distribuição dos EPI's para os funcionários é de obrigação das empresas. Segundo a NR06, a empresa tem o dever de fornecer todo equipamento necessário para a segurança dos trabalhadores e quando necessário realizar as trocas.

 

Essa informação é bem conhecida pelos empresários, porém, a reutilização dos equipamentos gera dúvidas. O produto deve estar em perfeitas condições para ser distribuídos para os trabalhadores.

 

Segundo a norma, o EPI não precisa estar necessariamente lacrado e novo. É necessário somente estar em perfeitas condições de uso. Mas, nem sempre a reutilização será possível, há produtos que são descartáveis.

 

Por quanto tempo o EPI é valido ?

 

Os EPI's são compostos de diferentes materiais e é importante saber qual a resistência de todos eles. Isso é importante para saber se o EPI pode ser reutilizado ou não.

 

Além disso, o EPI contém uma data de validade como qualquer outro produto. É importante sempre verificar essa data após seu vencimento e é indicado realizar a troca do produto. Ele até pode ser utilizado após esse vencimento, porém isso não é indicado. O mal uso do equipamento pode acarretar em acidentes.

 

Com a mudança na regra, o EPI pode ser fornecido mesmo após o vencimento do CA. Há uma diferença entre a validade do CA e validade do EPI.

 

Como preservar o EPI ?

 

Há uma série de procedimentos que devem ser seguidos para que os equipamentos possam ser conservados:

 

  • Utilizar corretamente
  • Lavar periodicamente
  • Manter em lugares seguros 
  • Armazenar em lugares corretos

 

Todos esses e outros fatores aumentam a durabilidade do EPI. Mas lembrando, após o vencimento da data de validade a utilização do EPI não é recomendada. Fique sempre atento na validade de seu EPI.

 

Por fim, os EPI's que estão em perfeitas condições de uso e com a data de validade em dia podem sim ser distribuídos pela empresa, desde que não contenha nenhuma danificação no equipamento. É de responsabilidade da empresa assegurar que todos os trabalhadores estejam realizando suas tarefas diárias com segurança.

 

Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.