Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Construção Civil: principais acidentes

  • Home
  • Construção Civil: principais acidentes

Construção Civil: principais acidentes

Douglas Pascual 19 Aug 2020 Educativo

Os acidentes de trabalho acontecem constantemente muitas das vezes ele acontece de forma inesperada, por falta de cuidado do trabalhador ou até mesmo a irresponsabilidade do empregador em relação as normas de segurança. Na construção civil, são registrados milhares de acidentes por ano e muitos deles causam danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores. Sendo assim, elaboramos um conteúdo mostrando os 5 tipos de acidentes mais comuns na construção civil.

 

1- Objetos em quedas

 

Cair objetos na construção civil é comum, devido ao execesso de produtos e de peso é normal que os produtos caiam. Quando a queda de algum objeto atinge algum trabalhador pode gerar grandes consequências ao profissonal. Sendo assim, para previnir esse tipo de acidente é adequado utilizar EPI.

 

2- Violência e Confusões no Ambiente de Trabalho

 

A falta de paciência nesse tipo de ambiente de trabalho é comum, a pressão por resultados e a elevada exigência no trabalho resulta na irritação dos trabalhadores. Que pode dar ínicio a situações de brigas ou confusões no ambiente de trabalho.

 

3- Exposição a Ruídos 

 

Trabalhar na construção civil certamente está relacionada com exposição a ruídos. O funcionamento de várias máquinas e ferramentas ao mesmo tempo resulta em um elevado nível de ruídos, ruídos esses que se não forem abafados podem gerar danos físicos aos trabalhadores. O ideal para prevenir esse problema é implementar o Programa de Conservação Auditiva (PCA), que inclui o uso de EPI's entre eles o protetor auditivo.

 

4- Distensões Musculares 

 

Executar tarefas que exijam força dos trabalhadores na construção civil é normal. Mas o esforço em execesso pode acarretar em distensões musculares, que são causadas quando um músculo se estica demais.

 

5- LER (Lesões por Esforços Repetitivos)

 

Ela é originada devido a repetição de um mesmo movimento por uma longa quantidade de tempo. Isso é muito habitual na construção civil devido à alta demanda de serviços, saber distribuir a itensidade em cada tarefa diária pode diminuir esse problema.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.