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CIPA: o que é e qual sua importância nas empresas

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CIPA: o que é e qual sua importância nas empresas

Arnold Cordeiro 12 Aug 2020 Educativo

A Comissão Interna de Acidentes de Trabalho originou-se a partir da Revolução Industrial na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, em função do surgimento das máquinas nas empresas e do alto número de acidentes no ambiente de trabalho.

 

No Brasil, surgiu no dia 10 de Novembro de 1994 e impulsionou a implementação da Segurança de Trabalho no Brasil e hoje é obrigatória em todas as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, associações recreativas e cooperativas e instituições beneficientes. Ela tem como principal função garantir a segurança dos trabalhadores dentro do ambiente de serviço.

 

A CIPA é uma formada por uma junção dos empregadores e dos empregados. Seus cargos são distribuídos em presidente, vice-presidente, secretário e vice-secretário. Alguns dos mandatos duram um ano e o restante é indicado pela chefia. A quantidade de membros da CIPA é relacionada com a quantidade de funcionários e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas da empresa.

 

A quantidade de representantes da CIPA varia, na área metalúrgica, por exemplo, bastam no mínimo 20 funcionários para que a CIPA seja obrigatoriamente implantada. Em empresas que contém um número inferior de 20 funcionários, normalemnte é escolhido somente um representante.

 

Importância da CIPA

 

A CIPA é fundamental para as empresas e funcionários, foi criada com o intuito de realizar observações e direcionar relatórios aos donos da empresa relatando todos os riscos existentes no ambiente de trabalho e exigir projetos para minimizar ou acabar com todos os riscos. Ela é responsável por investigar todos os casos de acidente de trabalho que acontecem na empresa e realizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) que é essencial para minimizar os acidentes de trabalho.

 

A CIPA deve manter contato com todos os trabalhadores, esse contato proporciona aos trabalhadores a oportunidade de relatar aos membros da CIPA os locais onde são encontrados riscos no ambiente de trabalho. Todas as orientações feitas pela CIPA devem ser seguidas por todos os funcionários, duas das principais orientações feitas pela CIPA são a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), que podem salvar vidas.

 

Todas as empresas de pequeno, médio e grande porte é determinada por lei sua implementação, caso a empresa se rucuse a implementar a CIPA, ela terá problemas com a justiça e receberá multa.

 

Por fim, a CIPA é fundamental em todas as empresas ela abrange uma grande área de atuações desde a segurança do trabalhador até o relacionamento dos empresários com seus funcionários.

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