Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

Avental em Raspa: para que serve

  • Home
  • Avental em Raspa: para que serve

Avental em Raspa: para que serve

Douglas Pascual 18 Mar 2020 Educativo

Assegurar a segurança do trabalhador é fundamental para que ele desempenhe sua função da melhor maneira possível. Devido a exposição à elevadas temperaturas, é necessário a utilização de EPI's para proteger os profissionais.

 

O Avental em Raspa é um EPI fundamental para os trabalhadores que estão manuseando produtos de risco. Aqueles que trabalham com peças em fusão, agentes cortantes, por exemplo, correm o risco de queimar-se ou até mesmo sofrer cortes de grande profundidade. É assim que surge a necessidade da utilização de um Avental.

 

É um EPI que surgiu com o intuito de proteger os profissionais de diversos riscos. Segundo Técnicos e Engenheiros de Segurança, ele é um dos principais equipamentos na prevenção de acidentes nas metalúrgicas como por exemplo:

 

  • Operações de Solda
  • Objetos cortantes
  • Materiais em fusão
  • Objetos escoriantes


Para o EPI desenvolver sua função da melhor maneira possível, é necessário o trabalhador utilizá-lo da forma em que o avental esteja completamente seco e limpo. Se o equipamento apresentar alguma sujeira ou produtos químicos, é recomendado a troca do equipamento.


Você pode encontrar o avental em duas versões diferentes:


Avental de Raspa com Manga tipo Barbeiro (Soldador): É um equipamento que aparenta um blusão de segurança, é bem útil para proteger o todo o corpo do profissional. É utilizado geralmente em Indústrias Metalúrgicas, Marmoraria e Siderúrgicas. É composta a partir de raspa curtida. 


Avental de Raspa com Manga tipo Açougueiro (Soldador): Esse modelo apresenta as mesmas especificações do anterior. Mas, sua utilização é voltada para o uso em atividade de solda. Ela protege toda a parte frontal do soldador.

 

Na NEXUS EPI, você encontra algumas variações de produtos fábricados em raspa, entre eles aventais.


Indicações para o uso e conservação

 

  • Após o uso o avental deve ser guardado em local seco e distante de qualquer tipo de umidade
  • Se após um período de uso o avental apresentar rasgo ou algum tipo de dano, é necessário realizar a troca do equipamento
  • Antes da utilização é necessário fazer uma inspeção no equipamento
  • Juntamente com o Avental de Raspa, é recomendado a utilização de uma Luva em Raspa ou Mangote em Raspa para a proteção de mãos e braços


Lembre-se de nunca deixar de trabalhar em segurança e de utilizar os equipamentos necessários para ter uma maior proteção.


Gostou de saber sobre o avental em raspa ? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.