Ligue para nós

1639455572

Segunda à Sexta

07:00 às 17:00 hr

5 termos fundamentais do glossário da Segurança de Trabalho

  • Home
  • 5 termos fundamentais do glossário da Segurança de Trabalho

5 termos fundamentais do glossário da Segurança de Trabalho

Douglas Pascual 10 Sep 2020 Educativo

A segurança no trabalho é uma série de ações que devem ser realizadas nas empresas para preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores. Essas ações são definidas pelas Normas Regulamentadoras e leis que determinam as atitudes que as empresas devem tomar em relação a segurança no trabalho. Mesmo com tamanha importância, algumas pessoas não conhecem o significado de alguns termos nessa área. No texto abaixo vamos específicar 5 termos utilizados na segurança do trabalho.

 

EPI

 

O termo EPI significa Equipamentos de Proteção Individual, são fornecidos por todas as empresas para seus trabalhadores, de acordo com a NR06 eles devem ser distribuídos de forma gratuita e a empresa tem a função de realizar as trocas quando necessário. Eles tem como principal função proteger os trabalhadores de riscos que estão expostos no ambiente de trabalho.

 

NR

 

A sigla NR significa Normas Regulamentadoras. Atualmente existem 37 NR's que tem como fundamento estabelecer regras que devem ser seguidas pelas empresas para aumentar a segurança no ambiente de trabalho. 

 

Acidentes de Trabalho

 

O acidente de trabalho é definido pela Lei n° 8.213/91 como: 

"Acidente de Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".

 

Doenças Ocupacionais 

 

Elas estão diretamente ligadas às atividades desenvolvidas diariamente pelos trabalhadores ou relacionada ao ambiente de trabalho que ele está submetido. As doenças mais comuns são: Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT).

 

Benefício de Insalubridade 

 

É uma compensação financeira paga para os funcionários que estão expostos a riscos como por exemplo: agentes físicos, químicos ou biológicos. Essa compensação financeira varia de acordo com o grau de insalubridade do ambiente, elas são compostas por três graus:

 

  • Adicional de 40% (quarenta por cento), sobre o salário-base, para insalubridade de grau máximo
  • Adicional de 20% (vinte por cento), sobre o salário-base, para insalubridade de grau médio
  • Adicional de 10% (dez por cento), sobre o salário-base, para insalubridade de grau mínimo

  • Compartilhe:

Para maiores informações

Possuimos um departamento técnico especializado para atender as demandas personalizadas para cada situação.