Notícias

Segurança do trabalho: eficácia na prevenção de acidentes e desempenho das empresas

http://blog.modspace.com
http://blog.modspace.com

As normas regulamentadoras (NRs) são revisadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego periodicamente. O não cumprimento das disposições pode resultar em graves acidentes e acarretar penalidades onerosas às organizações. Para potencializar o cumprimento das NRs e auxiliar os empreendedores nessa missão, a capacitação em segurança do trabalho tem se mostrado uma forte aliada.

O descumprimento de normas básicas de proteção por parte dos trabalhadores e as más condições nos ambientes e processos de trabalho lidera a lista das causas básicas de acidentes. Neste ponto, as ações de desenvolvimento humano podem auxiliar as organizações.

Os elementos mais importantes a serem observados pelo empregador no que diz respeito à segurança do trabalho se relacionam à conscientização, ao engajamento e à educação de seus empregados. Toda a equipe de profissionais da empresa deve estar apta a atuar em prol do cumprimento das NRs e, para que isso ocorra, a capacitação em segurança do trabalho é fundamental.

Ao capacitar os trabalhadores e sua equipe, o empresário minimiza as possibilidades de acidentes em seu ambiente de trabalho. A ação mais importante no processo de identificação é a capacitação de profissionais para a identificação e monitoramento de riscos, pois existem sinais preliminares que, quando identificados, podem evitar tragédias. Quando o profissional conhece os chamados desvios, consegue tratá-los e evita que se tornem mais graves.

Na intenção de amparar as organizações em suas estratégias de saúde e segurança do trabalho, e ao mesmo tempo tentar diminuir ao máximo os custos dessas iniciativas, o ensino a distância do Instituto Santa Catarina tem se revelado um grande parceiro dos setores de desenvolvimento humano das empresas.

“A educação a distância é uma realidade, economiza tempo e também recursos, além de ter o poder de estimular o indivíduo a se responsabilizar por gerenciar o seu aprendizado”, afirma o diretor do Instituto Santa Catarina, Ernane Jönck.

O Instituto Santa Catarina atua ministrando cursos e treinamentos eficazes nas áreas desejadas, muitas vezes customizados às características da empresa e dos seus funcionários, não apenas por adequação legal mas, principalmente, porque são temas importantes para a segurança, qualidade, produtividade e desempenho das empresas

Sobre o Instituto SC

O Instituto Santa Catarina surgiu em 2009, com o objetivo de ser uma alternativa a mais na busca do conhecimento. Compartilhando informações e repassando conteúdos técnicos de modo a ampliar o horizonte e tornar os alunos, profissionais melhores, o ISC atua no ramo de educação profissional, presencial e à distância.

Fonte: R7