Notícias

Segurança do trabalho: a importância do uso de EPI

Imagem retirada de http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=214042
Imagem retirada de http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=214042

A segurança do trabalho é importantíssima, pois é através dela que muitos acidentes no ambiente de trabalho são evitados. Levando em consideração que muitas lesões graves podem ocorrer em profissões de risco, é fundamental haver uma fiscalização para a verificação dos equipamentos de segurança.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são itens essenciais para a segurança. É considerado EPI todo o utensílio de uso individual fornecido ao trabalhador para proteção e prevenção contra acidentes no ambiente de trabalho.

De acordo com a Norma Regulamentadora NR 6, as empresas são obrigadas a fornecer gratuitamente os equipamentos de proteção necessários, adequados e em ótimas condições de conservação e uso aos seus funcionários.

É função dos supervisores orientar seus funcionários quanto à utilização adequada de cada equipamento, além de garantir que todos sejam utilizados durante o expediente de trabalho.

Além disso, os equipamentos precisam possuir a certificação de aprovação para uso, que serve como garantia de que o material está de acordo com a regulamentação estabelecida pelo Ministério do Trabalho.

Quais são os itens de proteção individual?
Os equipamentos que estão previstos pela regulamentação são: óculos; protetor facial; máscara de solda; protetor auricular; respirador; equipamentos de proteção dos membros superiores e inferiores.

Entretanto, a necessidade de utilização desses equipamentos varia de acordo com a função do funcionário. Um operador de máquinas utilizadas em construção civil, como uma betoneira, por exemplo, necessita dos seguintes itens de proteção obrigatórios:
- Capacete;
- Avental de PVC;
- Protetor auditivo;
- Botas de borracha;
- Luvas de proteção para as mãos;
- Respirador semifacial;

Além disso, é necessário que o operador tenha os conhecimentos exigidos para a utilização desse tipo de equipamento, além de verificar as condições da betoneira antes de utilizá-la.

Outro aspecto de segurança para esse tipo de ferramenta é a realização de inspeções constantes dos equipamentos de trabalho, de acordo com as normas regulamentadoras de máquinas, equipamentos e ferramentas de trabalho.

Fonte: Jornal Dia Dia