Notícias

A importância da segurança e qualidade de vida no trabalho

Imagem retirada de http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/a-importancia-da-seguranca-e-qualidade-de-vida-no-trabalho/114751/
Imagem retirada de http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/a-importancia-da-seguranca-e-qualidade-de-vida-no-trabalho/114751/

A abordagem da segurança, saúde e qualidade de vida tem se mostrado cada vez mais emergente e de grande importância na atualidade coorporativa. Muitos administradores já perceberam que melhorar a qualidade de vida e a segurança de seus colaboradores torna a organização mais saudável e competitiva.

O conceito tem sido utilizado como forte indicador do grau de satisfação das pessoas que desempenham um trabalho. Sua efetiva aplicação implica em um profundo respeito pelo colaborador. É importante disponibilizar aos colaboradores ferramentas que passam por educar, treinar e proporcionar a eles o equilíbrio dos hábitos que interferem na sua segurança, saúde e qualidade de vida.

Hoje há uma unanimidade na certeza que o fator humano é o elemento diferenciador para o crescimento de uma corporação. Uma empresa que busca ser competitiva, em mercados cada vez mais globalizados, precisa criar um ambiente onde o trabalhador sinta-se bem ao desempenhar suas funções. Isto exige cada vez mais a necessidade de se investir em programas e ferramentas que priorizem a segurança e a qualidade de vida no trabalho.

Uma importante publicação anual brasileira, que destaca os resultados das 500 maiores e melhores empresas do País, observa que as corporações mais bem colocadas são as que oferecem um melhor ambiente de trabalho e, onde o índice de felicidade é maior. Nas empresas do Grupo CPFL Energia, segurança, saúde e qualidade de vida são tão importantes que fazem parte de uma mesma marca: “Primeiro as Pessoas”. Na Visão, Missão e Valores das empresas do Grupo esse cuidado está assegurado através dos princípios fundamentais da organização.

Atuar permanentemente para controlar e minimizar os riscos associados aos seus processos de trabalho, produtos e serviços, e assegurar a integridade e o bem-estar físico e mental das pessoas com as quais se relaciona, em ambientes que estimulem a cooperação, a coesão, a difusão do conhecimento e o desenvolvimento profissional e humano, fazem parte da cultura da Companhia.

O Portal de Qualidade de Vida está disponível na intranet da empresa, e acessível aos colaboradores, contendo informações relativas à qualidade de vida, saúde, lazer, esportes e cultura. A empresa está remodelando o Portal Qualidade de Vida, que em breve, receberá o nome de “Primeiro as Pessoas”, remetendo ao foco principal do site. O portal contará com três homes, uma de “Segurança do Trabalho’, uma de ‘Saúde’ e outra de ‘Qualidade de Vida”.

A prevenção de acidentes de trabalho e a promoção da qualidade de vida no ambiente corporativo visa conscientizar e capacitar pessoas na melhoria continua da segurança, saúde e da qualidade de vida, cuja estratégia principal é a de, através de um processo de educação, sensibilizar e mobilizar as pessoas na mudança do seu estilo de vida e na melhoria e cuidados com a sua proteção.

Fonte: Administradores.com, escrita por Nilton Pereira Martins